#BLOGDAINTUIÇÃO

Marketing digital para padarias e confeitarias

 

O marketing digital para padarias e confeitarias é um ótimo recurso para aumentar a visibilidade da sua marca. Consequentemente, você conquistará novos clientes e aumentará as vendas.

Para tanto, são utilizadas diferentes estratégias (além de um projeto para colocá-las em prática), levando sempre em consideração as características do seu negócio e o tipo de público que se pretende alcançar.

Existem diferentes canais que podem ser usados para chamar a atenção das pessoas e fazê-las ficar com água na boca a cada receita que você posta e compartilha. A seguir, veja quais são esses meios e, ainda, o que é necessário para adotar o marketing digital na sua padaria ou confeitaria. Confira!

Quais são as principais estratégias do marketing digital?

Para manter uma boa comunicação entre seu estabelecimento e os clientes, são utilizados diferentes canais e estratégias. Afinal, além de ter um bom mix de produtos, matérias-primas e alimentos de qualidade, é preciso manter os consumidores por perto e dar destaque à sua marca.

Acompanhe, abaixo, quais são as principais técnicas usadas no marketing digital para padarias.

Desenvolva um site que atenda a necessidade dos clientes

Uma das primeiras etapas para o bom desenvolvimento de uma estratégia de Marketing Digital é a criação de um site eficaz. Apesar de parecer algo primário, isso pode contribuir efetivamente para os resultados dos negócios, pois agrega diversas informações em um só lugar: dados sobre o negócio, produtos, meios de contato, entre outras.

E, justamente por isso, o site precisa ser elaborado de modo funcional, oferecendo uma boa navegação ao visitante. Pense também que esse visitante poderá acessá-lo por meio de smartphones, tablets ou mesmo pelo computador. Nesse sentido, ele deve ser responsivo — que se adeque ao tipo de aparelho que a pessoa utilizará.

Redes sociais

É inegável que as redes sociais se tornaram um meio de comunicação eficiente e mundial. Sempre que pesquisamos por qualquer tipo de estabelecimento, encontramos páginas ao menos no Facebook e no Instagram, não é mesmo?

Além de mostrarem os endereços detalhadamente, tais canais contêm a opinião de clientes, promoções, fotos do estabelecimento e demais características que nos fazem querer visitar o local. Assim, é possível atribuir um diferencial à sua padaria.

Portanto, não fique no anonimato: use as redes sociais a seu favor! Crie uma página nos principais sites, divulgue seus produtos e providencie um canal de atendimento ao público. Entretanto, não se esqueça de atualizar esses canais constantemente, pois isso é muito importante para manter sua marca ativa.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo figura entre as estratégias mais eficientes e utilizadas. Trata-se de engajar o público por meio de materiais relevantes — e, para tanto, o melhor canal de divulgação é o blog.

Além de ser um meio de comunicação exclusivo entre você e o público-alvo, essa é a forma mais indicada de divulgar conteúdos e otimizar sua marca nos motores de busca (Google).

Cada post que você publica é uma chance de alcançar novos clientes, gerar oportunidades de vendas e aumentar a visibilidade do negócio. No entanto, para conferir autoridade à marca, é preciso disponibilizar conteúdos relevantes e que vão além de simples posts.

Como implantá-lo em seu negócio?

Começar a usar o marketing digital para padaria é mais simples do que parece. Contudo, para que a estratégia funcione de maneira eficiente, é preciso seguir alguns passos. Confira, a seguir, quais são.

Faça um planejamento estratégico

A primeira etapa do marketing digital para padarias é fazer um planejamento estratégico. Para tanto, é preciso ter em mente seus objetivos: aumentar o lucro? Atingir mais clientes e ampliar a visibilidade do empreendimento?

Conhecendo suas metas e necessidades, é possível definir estratégias e prazos. Assim, o marketing digital funcionará da maneira com que foi planejado.

Conheça seu público-alvo

No marketing digital, seu público-alvo é resumido por uma persona (personagens fictícios). Por meio dessa definição, você terá foco para os conteúdos ou campanhas e saberá exatamente com quem está falando, pois terá conhecimento das dores dessas pessoas.

Faça pesquisas, disponibilize formulários ou deixe questionários ao final de cada post, com perguntas sobre gênero, idade e escolaridade. Pergunte, ainda, o que há de interessante no site e o que a pessoa busca quando entra em uma padaria, panificadora ou confeitaria, por exemplo.

Defina os canais de marketing

Qual o é meio que você pretende utilizar em suas divulgações? Redes sociais, blogs e sites? Lembre-se de que é fundamental garantir que tais canais contem com uma boa gestão. Afinal, de nada adianta disponibilizar diferentes opções de comunicação e divulgação se elas são falhas.

Posicione sua padaria

No marketing digital, o posicionamento é essencial para criar imagens e identidades de produtos, empresas ou marcas. Para tanto, é preciso que o público considere sua padaria como relevante diante dos concorrentes — isso é possível pela autoridade e pela geração de conteúdos relevantes, que agreguem valor à vida das pessoas.

Quais são as vantagens do marketing digital para padarias?

Agora que já falamos quais são as estratégias mais utilizadas e como implementar o marketing digital para padarias no seu negócio, que tal conhecermos os benefícios dessa técnica? Confira a seguir!

Fortalecimento da marca

Seja a partir de blogs, redes sociais ou outras estratégias do marketing digital, a marca se fortalecerá e ganhará mais autoridade. Quando você esclarece dúvidas, explica conceitos, disponibiliza dicas e mostra que domina os assuntos do setor, seu negócio acaba se tornando referência para os clientes.

Aumento das vendas

Melhorando o relacionamento com o público-alvo e fortalecendo a marca, o resultado é o aumento nas vendas e na possibilidade de novos negócios ou parceiros. Com o marketing de conteúdo e as mídias sociais, por exemplo, é possível criar uma relação de confiança entre clientes e empresa.

Baixo custo em comparação com o marketing off-line

Muitos empresários e gestores não apostam no marketing digital para padarias por pensarem que a estratégia requer um alto investimento. Trata-se, porém, de um engano. Até mesmo as pequenas empresas são beneficiadas, pois é possível atrair muitos clientes e compartilhar a publicidade sem prejudicar o planejamento financeiro.

Esse recurso, portanto, é o oposto do marketing off-line. Nesse último, é preciso desembolsar uma boa quantia para ver sua marca em outdoors, jornais, revistas, panfletos e demais meios de divulgação.

O marketing digital para padarias é um excelente meio para tornar seu negócio conhecido, disponibilizar conteúdos que sejam relevantes ao público e, consequentemente, aumentar as vendas e o lucro. No entanto, para que tudo funcione como o planejado, é necessário adotar estratégias que estejam de acordo com as caraterísticas da empresa.

 

Se você gostou dessa matéria ou se interessou por alguns de nossos serviços, preencha os campos abaixo que nós entraremos em contato com você.

 

Tags: marketing digital para confeitaria,estratégias de marketing para padarias,marketing de doces,marketing para padaria,marketing confeitaria,marketing padaria

VEJA OUTRAS POSTAGENS
marketing digital para confeitaria,estratégias de marketing para padarias,marketing de doces,marketing para padaria,marketing confeitaria,marketing padaria
Central de Atendimento

(24) 98832-6721

Redes Sociais

 
Proporcionar aos nossos clientes a tranquilidade e a segurança através da prestação de serviços com qualidade, ética, eficiência, gentileza e atendimento diferenciado é o nosso maior diferencial.