#BLOGDAINTUIÇÃO

Como melhorar o posicionamento no google?

 

Todo mundo quer melhorar o ranking no Google. Isso porque o tráfego de busca orgânica é um meio comprovado de crescimento nos negócios.

O único problema é, o SEO não para de mudar, e ninguém quer sofrer uma penalidade por fazer alguma coisa errada. O Google foi lançando atualizações, variando do Panda ao Penguin ao Google EMDs (exact match domain names) e recentemente, as atualizações de desindexação do (PBN) Private Blog Network.

Se você está preocupado em conseguir tráfego qualificado sem ser penalizado, então este artigo é para você.

É importante saber que as mais recentes atualizações do Google são baseadas nadeclaração de missão da Google:

A missão do Google é organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis e úteis.

Para ficar bem classificado, o seu conteúdo deve se alinhar à essa missão. É por isso que eu vou voltar ao básico do SEO para ajudá-lo a entender as novas regras de SEO, aprender como otimizar tanto para seres humanos quanto para robôs e dominar a otimização on-page e off-page.

Este guia detalhado irá orientá-lo através dos passos que você precisa seguir para otimizar e melhorar ranking no Google, para que você possa gerar mais tráfego orgânico para o seu site sem ser penalizado.

Aqui está uma lista dos temas que vou abordar:

  1. Avaliar seu ranking de busca atual
  2. Acompanhar as métricas corretas
  3. Diagnosticar e analisar penalidades
  4. Fazer pesquisa de palavra-chave
  5. Ir em busca das suas palavras-chave com excelentes conteúdos
  6. Construir links da maneira certa

Passo #1: Avaliar o Ranking do Google na Busca Atual

Antes que você possa melhorar o ranking do google do seu site, é fundamental conhecer a sua posição atual nos resultados de busca do Google. Isso é fundamental, mesmo se seu site é novo. Existem várias ferramentas e recursos que podem lhe dar esta informação.

Use o Serps.com para verificar a classificação do seu site para palavras-chave: Se você tem posicionado para palavras-chave específicas, use o serps.com para avaliar a sua classificação. Digite a palavra-chave (eu usei “marketing de conteúdo” neste exemplo) e o domínio do seu site.

A página de resultados vai mostrar qual o posicionamento do seu site para o termo, assim como a primeira página do seu site que aparece nos resultados da pesquisa para o tópico.

Verifique a velocidade do seu site: Em seguida, é importante verificar a velocidade do seu site, como esse é um fator importante para o ranking do GoogleSe seu site é lento, você tem uma pequena chance de ter uma boa posição nas buscas e isso também afetará suas chances de realizar vendas também. De acordo com WebPerformanceToday, o Walmart teve uma queda acentuada nas conversões quando o tempo de carregamento da página aumentou de 1 a 4 segundos.

É por isso que é importante executar testes de velocidade no seu site. Existem dezenas de ferramentas que podem ajudar você a fazer isso. Alguns dos meus favoritos são:

Veja como testar a velocidade do seu site com Pingdom. Vá para tools.pingdom.com e digite sua URL. Clique no botão “test now” e aguarde os resultados carregarem.

Idealmente, você deve querer que o nível de desempenho do seu site seja o mais alto possível. O Quick Sprout tem um grau de performance de 71, mas quando seu site registra mais que 50, já é um bom começo.

Se você receber uma classificação de performance inferior a 50, seu site é muito lento e você precisa trabalhar para melhorar isso.

Verifique também o tempo de carregamento da página. Quicksprout é um pouco alto e demora mais de 3 segundos. Almeje menos de 2 segundos para ter um site muito rápido e menos de 1 segundo para dispositivos móveis. De acordo com a pesquisa feita pela eConsultancy47% dos norte-americanos esperam que os sites carreguem em menos de 2 segundos.

Verifique a integridade do site: Depois de olhar para classificação de palavra-chave e velocidade do site, avalie a saúde do seu site antes de começar a otimizar. Você já teve uma queda brusca no tráfego orgânico depois de meses ou anos de consistência? Você está querendo saber se o Google desindexou (ou baniu) seu site?

Se você quiser saber com certeza, use a ferramenta de penalidades para o Googledo PixelGroove. Insira sua URL e clique em “check”.

Se tudo está ok, em breve você vai receber uma mensagem.

Se isso não acontecer, as dicas neste artigo irão ajudá-lo a recuperar o seu ranking do Google.

Outro aspecto da saúde do site é de idade de domínio. Como Matt Cutts disse neste vídeo, “a diferença entre um domínio de seis meses e um domínio de um ano não é tão grande assim”, isso não significa que seja irrelevante.

SerpIQ analisou mais de 160.000 SERPs (páginas de resultados de buscas) e 1,6 milhões de URLs e concluiu que a idade do domínio contribuiu para a maioria dos domínios em primeiro lugar no ranking em seu estudo:

Isso também significa que você precisa de paciência. Conforme seu domínio e os links apontando para seu domínio envelhecem, sua classificação deve aumentar.

Passo #2: Acompanhar as Métricas Corretas

Agora, é hora de acompanhar alguns indicadores vitais do seu site para descobrir quais outros fatores você precisa melhorar. Aqui estão os indicadores mais importantes para avaliar.

Tráfego orgânico: É importante saber quantos visitantes encontram seu site através do Google. É uma ótima maneira de avaliar a sua eficácia. Um gráfico publicado no Business2Community mostra que 52% dos leads da HubSpot em 2012 vieram de ferramentas de busca. O gráfico da Hubspot também mostra a importância do SEO na conversão de leads.

Para saber quantos visitantes acessaram seu site, faça login em sua conta do Google Analytics e confira o relatório de canais de aquisição. Este vídeo tutorial do Google Analytics irá guiá-lo.

Conversões de tráfego orgânico: Assim como analisar seu tráfego de pesquisa, vale a pena prestar atenção às palavras-chave que geram tráfego para seu site. Uma maneira de encontrá-las é com uma ferramenta chamada Serp Fruit. Ela ainda está em beta, mas eu tenho usado para identificar as palavras-chave que convertem organicamente para o meu site. Uma razão que eu a recomendo é porque é simples de usar.

Como encontrar palavras-chave convertedoras com Serp Fruit

Para começar, conecte sua conta do Google Analytics ao Serp Fruit através do botão na página inicial.

Uma vez conectado, acesse o painel do Serp Fruit, selecione o domínio que você deseja controlar, e clique em “Go”.

O Serp Fruit irá te mostrar as palavras-chave que enviaram tráfego orgânico para seu site nos últimos 12 meses. Ele inclui um gráfico de desempenho de palavras-chave.

Abaixo disso, você vai encontrar tudo que você precisa saber sobre os visitantes orgânicos, incluindo os principais motores de busca que enviam tráfego para você, o número de visitas e o número de palavras-chave únicas que estão convertendo.

Você também pode ver as palavras-chave de referência:

Esta ferramenta facilita a obtenção dos dados que você precisa do Google Analytics e entender o panorama relativo às palavras-chave em seu site. Mas você ainda precisa mais.

Ranking de palavras-chave para palavras-chave comerciais: De acordo com Brian Deano erro mais comum nas pesquisas de palavras-chave é não está gastar tempo suficiente com palavras-chave comerciais. Isso porque palavras-chave comerciais são aquelas que fazem dinheiro. Para melhorar seu ranking no google e ganhar dinheiro, você precisa entender a diferença entre as palavras-chave comerciais e informativas.

Se todas as suas palavras-chave são informativas, você vai gerar tráfego orgânico, mas transformar esses visitantes em clientes pode ser difícil.

O motivo é porque os visitantes que buscam palavras-chave informativas gostam de:

  • como limpar acne com produtos domésticos
  • como instalar o WordPress
  • fazer dinheiro online gratuitamente
  • download gratuito de ebook
  • 10 melhores redatores de texto (article spinners) gratuitos

Eles não estão querendo comprar. Eles querem que você fale o idioma deles – tudo grátis.

Por outro lado, as pessoas que usam palavras-chave como:

  • melhores produtos para acne
  • 10 melhores provedores de hospedagem na web
  • web designers em NY

estão, provavelmente, em busca de uma solução que eles podem comprar.

Se você atua na indústria de comércio eletrônico (ecommerce), você vai perceber que palavras-chave comerciais tendem a converter bem. Palavras-chave que têm as palavras abaixo como um prefixo (antes) ou sufixo (depois) para o resto da frase-chave tendem a se sair bem:

  • Comprar
  • Análise
  • Descrição
  • Aquisição
  • Desconto
  • Cupom
  • Preço
  • Oferta
  • Valor
  • Frete
  • Pedido

No início do texto, eu te mostrei o processo para determinar as palavras-chave que te enviam o tráfego orgânico. Aqui está outro exemplo. Você consegue identificar a diferença entre as palavras-chave informativas e comerciais?

Configure um painel de SEO para acompanhar esses indicadores: Eu recomendo que você configure um painel de SEO para que você possa acompanhar todos os indicadores importantes a qualquer momento. Aqui está um exemplo do bringshare.com:

Do mesmo modo, definindo painéis no Google Analytics, você pode obter dados de palavras-chave ainda mais completos conectando o Google Webmaster Tools com o Google Analytics. Aqui está um guia passo a passo do SERPS.com.

Passo #3: Diagnosticar e Analisar Penalidades

Agora que você compreende seu ranking de buscas e criou um rastreamento para os indicadores mais importantes, é hora de examinar o seu site detalhadamente para ver se existem qualquer penalidades. Isso é fundamental, pois não há nenhuma razão em divulgar ou criar links para um site problemático.

Como a criação de links (link building) mudou: Até 2012, os links-spam melhoraram o ranking em motores de buscas para milhares de pessoas. Este estudo de caso do Moz mostra como um site usa esquemas de links para construir inbound links.

Mas com as recentes atualizações do Google, os esquemas de links não funcionam mais. Use-os e você vai sofrer uma série de penalidades.

É por isso que é essencial pensar sobre como você gera links para seu site. Como Matt Cutts diz: links não devem apenas PARECER naturais, devem SER naturais.

Para conseguir isso, você precisa identificar e eliminar links pouco confiáveis. Veja como você fazer isso.

Analisar links: Em primeiro lugar, analise os inbound links para seu site. Existem várias ferramentas de análise de links que você pode usar para fazer isso, como:

Deixe-me levá-lo através de uma análise links usando o Open Link Profiler.

Vá para a página inicial e digite sua URL. Vamos usar problogger.net:

Agora clique em “Analyze backlinks”.

Os resultados mostram os elementos mais importantes para procurar quando estiver analisando seus backlinks, incluindo:

  • Backlinks Únicos Ativos – Isso mostra o número de links que direta ou indiretamente afetam a sua classificação no Google. “Únicos” significa que as ligações são de diferentes endereços IP… essa é uma maneira de identificar uma ligação natural. Esses links foram indexados pelo Google nos últimos 90 dias.
  • Nofollow links – Problogger tem 8,3% de nofollow links, o que equivale a 1.684 backlinks de um total de 20.293. O Google introduziu a tag rel=”nofollow” em 2005 para evitar comentários-spam em blogs feitos por manipuladores artificiais de rankings. Após o lançamento da atualização Google Penguin, tornou-se essencial diversificar o seu link perfil. E, como Matt Cutts mencionou, você precisa de um mix de dofollow links (links que geram valor de ranking para motores de busca) e nofollow links (ligações que não geram valor de ranking).
  • Indústria – Você poderia pensar ao ler o conteúdo do Problogger que sua indústria é “blogging” ou “marketing na internet”, mas quando você olha esta análise, acaba vendo que é “mídia”. Conhecer a sua indústria pode ajudar a identificar os links relevantes que irão melhorar o seu perfil de backlink.
  • Link Influence Score– Isso mostra como links do site influenciam os rankings do motor de busca para páginas relacionadas. Quanto maior o LIS, melhor. Como um site muito popular e influente, a pontuação do Problogger ‘s é um incrível 99%! Verifique seu próprio site e veja qual é o seu LIS.
  • Texto âncora (Anchor text– Clique no link no menu à esquerda para acessar dados de texto âncora (o texto âncora é o texto que se torna link apontando para sua página) que fazem link ao seu site. A atualização Penguin do Google foi implementada para impedir que os proprietários dos sites manipulem resultados de busca com o resultado exato do texto âncora. Se você quer permanecer longe das penalidades, diversifique o seu texto âncora.

Também é importante saber quais são os links saudáveis para o seu site de forma que você possa remover links pouco saudáveis. Google Penguin 2.0 tornou muito mais fácil identificar links de baixa qualidade. São links que:

  • vêm de PR-n/a ou sites PR0
  • são de sites que possuem apenas links
  • vêm de domínios com pouco tráfego
  • vêm de sites com endereço IP da mesma classe
  • vêm de páginas com um monte de links externos

Existem muitas ferramentas gratuitas para ajudá-lo a identificar links pouco saudáveis. Dois que eu tentei foram o Monitor Backlinks e o Linkquidator. Veja como verificar se existem relações pouco saudáveis com o Monitor Backlinks.

Basta digitar a URL do site e clicar em “search” para localizar links não naturais. O Moz tem um tutorial detalhado sobre quais links podem prejudicar o seu site e o que fazer sobre isso. Lembre-se que você também tem que exportar a lista de relações pouco saudáveis uma vez que você às encontrou. Dessa forma, você pode cuidar delas mais tarde.

Quando você descobre links-spam que apontam para a sua página, não tenha pressa para remover a página; são os links que você precisa remover. Esse é o próximo passo na limpeza do seu link profile, e há duas maneiras de fazê-lo.

1. Remoção manual do link – visite o site de onde os links pouco saudáveis/não naturais estão vindo, e entre em contato com o proprietário do site. Peça o proprietário do site a remover o link (a melhor opção) ou adicione uma tag nofollow nele.

Se você terceirizou a criação de links no passado, você também pode entrar em contato com a pessoa que colocou os links para você e pedir para que essa pessoa remova os links. Aqui está um trecho de um post no Search Engine World para mostrar como isso funciona:

Neste caso, não peça aos proprietários dos sites para remover os links, porque eles vão presumir que você é um spammer e irão ignorá-lo. Em vez disso, siga este tutorial do SearchEngineJournal para descobrir a melhor maneira de entrar em contato com os webmasters sobre a remoção dos links.

2. Use a ferramenta de rejeição de links do Google – Se você não está conseguindo remover os links pouco saudáveis, sua única opção é a própria ferramenta de rejeição de links do GoogleEmbora a remoção manual o link seja a melhor, esta é uma boa segunda escolha.

A ferramenta faz parte do Google Webmaster Tools. Clique no link acima para ir diretamente para a ferramenta. Você verá uma lista de todos os seus sites. Vá para o site para o qual você deseja rejeitar o link. Isto é o que você verá:

Quando você verificar se existem links não naturais, você tem a opção de exportar os links que você encontrou. Se você tiver feito isso, faça o upload do arquivo e clique em “Concluído”. Assim como você, o Google não pode realmente remover os links nos sites pois ele não tem acesso à eles. No entanto, isso autoriza o Google a parar de passar o link juice (valor) desses links para o seu site.

3. Diversifique a distribuição do texto âncora – O texto âncora pode desempenhar um papel fundamental na melhoria ou acabar destruindo seu ranking de busca. Como mencionei anteriormente, se você quiser um link profile natural, você tem que diversificar seu texto âncora. A distribuição do texto âncora analisa a forma como você espalha as palavras-chave na construção de links. O gráfico a seguir demonstra algumas recomendações:

Ao distribuir seu texto âncora, pense em incluir estes tipos:

Vamos supor que o seu site venda calças jeans. Se o seu nome de domínio é calcajeans.com.br, como você distribui seu texto âncora?

Se você quer fazer três links vindos de um determinado site, o ideal é utilizar este link profile:

  • Texto Âncora 1: Site calcajeans.com.br – página de destino: homepage
  • Texto Âncora 2: avaliações de calças jeans online – página de destino: uma página onde você avaliou o produto
  • Texto Âncora 3: www.calcajeans.com.br produtos – página de destino: sua loja

4. Evite o excesso de otimização – Quando você usa excessivamente textos âncora, pode resultar em excesso de otimização, o que pode te penalizar. Geoff Kenyon sugere o percentual abaixo:

Para evitar o excesso de otimização, siga estas duas diretrizes:

  1. Evite o excesso de textos âncora cheios de palavras-chave – Se você deseja vincular suas páginas internas sobre um tema como “estratégias de criação de links”, não use a mesma frase-chave como o texto âncora. Em vez disso, varie e use algo como “aprenda mais sobre criação de links” ou uma combinação de um genérica mais a palavra-chave exata.
  2. Evite links irrelevantes – De que vale linkar seu site de treinamento de cães, usando “melhor treinador do golfe” como sua âncora? Isso não faz sentido e pode resultar em uma penalização do Google.

Se você precisa de um guia detalhado sobre o excesso de otimização, consulte Como Evitar o Excesso de Otimização para o seu Site.

Passo #4: Fazer Pesquisa de Palavra-Chave

Após se livrar de links não-naturais, é hora de melhorar o ranking no Google maneira correta. Um elemento essencial para uma estratégia eficaz de inbound marketing é a pesquisa de palavras-chave. Você não vai chegar longe em seu negócio on-line sem entender como isso funciona.

Saiba como o seu público encontra no seu site: Para ser eficaz, é preciso identificar as palavras-chave que seu público-alvo usa para encontrar seu site. Veja como isso funciona.

Entre na sua conta do Google e vá até Google Keywords Planner.

No painel, clique em “procurar nova palavra-chave e grupo de idéias de anúncios”.

Agora, insira sua palavra-chave inicial. Vamos usar tutoriais de html.

Depois de clicar na guia “palavras-chave”, a tabela mostra as palavras-chave e seu respectivo volume de pesquisas para o mês:

Aqui está como isso te ajuda.

Quando você pesquisa palavras-chave, você está recebendo informações em primeira mão sobre o seu público-alvo, as informações que eles querem saber e como eles querem.

Por exemplo, quando alguém procura por “tutoriais de html5 para iniciantes”, você sabe que o pesquisador é um novato que procurou por várias soluções e precisa de ajuda neste tema. Isso pode te orientar a escrever títulos e conteúdo que será bem classificado nos resultados de pesquisa do Google.

É útil descobrir as buyer personas e o ciclo de vida do cliente de seu público-alvo para que possa entender o que os motiva. Então você pode fornecer conteúdo relevante que vai ajudar seu site a ficar bem classificado. Alexa pode ajudá-lo a descobrir dados demográficos do público, como no exemplo abaixo para o Upworthy.

Lembra quando eu falei sobre palavras-chave comerciais e informativas? Quando você faz a pesquisa pela palavra-chave pode facilmente descobrir se os usuários estão procurando informações ou querendo comprar. Isso é chamado intenção do usuário, e temos aqui como ele olha para o exemplo de pesquisa palavra-chave usado anteriormente.

Você precisa das palavras-chave informativas e comerciais em seu conteúdo para melhorar a classificação do seu site. Palavras-chave comerciais miram clientes que foram pré-vendidos (informados sobre o produto) antes de vir para o Google para realizar uma pesquisa. Palavras-chave informativas constroem um relacionamento ativo com aqueles que ainda não são compradores/clientes.

É seu trabalho educar, informar, inspirar e construir o interesse antes de recomendar um produto. Palavras-chave informativas podem ser usadas para criar listas de e-mail, e nutrir clientes potenciais antes de oferecer um produto para venda.

Ao fazer a pesquisa de palavras-chave, não ignore as palavras-chave long-tail. Rand Fishkin do Moz mostra como visar as palavras-chave long-tail geraram um aumento de 80% no tráfego e nos rankings.

Espionar concorrentes: Se os seus concorrentes estão mais bem classificados que você nos resultados de pesquisa do Google, é hora de espioná-los. Eu gosto de usar o Google Keyword Planner para isso, porque me dá uma estimativa exata de das principais palavras-chave dos concorrentes.

Vamos supor que você atua no sub-nicho das “facas de sobrevivência”. Um dos blogs que você pode espionar é survivallife.com.

Na página inicial, em vez de introduzir uma palavra-chave, basta digitar o URL do seu concorrente na caixa da página de destino, em seguida, role a página e clique em “get ideas”. Em seguida, clique na guia “keyword ideas”.

Você vai ver as palavras-chave que seu concorrente está visando.

Isso funciona para qualquer nicho e pode ajudá-lo a descobrir palavras-chave ocultas para ajudá-lo a melhorar o seu ranking no Google.

Melhorando palavras-chave mal posicionadas: Se você encontra seu site na página 2, como você pode aumentar seu ranking para colocá-lo na primeira página do Google? Você pode usar o método skyscraper (arranha-céu), popularizado por Brian Dean do Backlinko. Encontre um post ou artigo que já está posicionado, melhore-o e divulgue-o por toda web. Isto gerou um aumento de tráfego orgânico de 457% para ele.

Se você quer fazer isso para o seu tópico (por exemplo, “guia de terceirização para pequenas empresas”), siga este guia simples:

  • Pesquise intensivamente sobre o assunto, incluindo estudos de caso
  • Identifique as palavras-chave que você pode segmentar usando as estratégias que eu compartilhei com você neste post
  • Escreva um post mais aprofundado (que é mais longo, mais preciso e direcionado)
  • Faça links para os maiores blogs que estão realizando bem a terceirização

Também é essencial escrever um título forte, chamativo e clicável.

Por exemplo, se o seu primeiro título é:

Guia de Terceirização para Pequenas Empresas

Você pode melhorá-lo assim:

Guia de Terceirização em 6 passos para Pequenas Empresas

O Guia Completo sobre Terceirização + Download de Relatório Grátis

Entre em contato com os donos dos blogs que você mencionou em seu post e peça para que eles dêem uma olhada. Com sorte, você vai ter um punhado de bons sites fazendo links até você e seu ranking em breve vai melhorar.

Use a análise de palavras-chave para melhorar o conteúdo: Vamos deixar uma coisa clara. Não há uma proporção ideal para colocação de palavras-chave em um artigo.

No entanto, saber as palavras-chave corretas para posicionar é de extrema importância. Essa é a base para a análise de palavras-chave.

Wordstream define análise de palavras-chave como:

A análise de palavras-chave é o ponto de partida e a base das campanhas de marketing de busca. Ao entender quais pesquisas que os visitantes qualificados fazem nas ferramentas de busca, os profissionais de marketing podem personalizar suas landing pages para aumentar as taxas de conversão.

A não ser que você saiba as pesquisas que visitantes qualificados fazem, será difícil melhorar o ranking no google e as taxas de conversão.

Agora você já sabe como fazer pesquisas de palavras-chave. Essa é a parte fácil. A parte difícil é saber quais palavras-chave estão gerando tráfego orgânico.

Mais cedo, eu te levei através do processo de gerar as melhores palavras-chave usando o Serpfruit. Agora, nós estamos olhando para os resultados, a fim de encontrar as verdadeiras palavras-chave que as pessoas digitam no Google antes de seu site aparecer. Você pode usá-las para escrever o conteúdo que corresponde a intenção do usuário (lembra disso?). Isso vai melhorar o ranking da sua página no Google.

Como você deve colocar suas palavras-chave no conteúdo? Vamos supor que você quer escrever uma análise profunda sobre, “melhores tacos sênior para golfistas experientes” Aqui estão alguns títulos que você poderia usar:

  • 10 Melhores Tacos Sênior para Golfistas Experientes
  • Guia de Compra Para os Melhores Tacos Sênior Para Golfistas Experientes
  • Melhores Tacos Sênior para Golfistas Experientes – O Guia Completo

Para iniciar a sua introdução, você pode começar assim:

Existem vários tacos sênior no mercado. Mas saber qual é o certo para você é a decisão mais difícil. Se você ler este guia do início ao fim, você vai conhecer osmelhores tacos sênior para golfistas experientes que são acessíveis e confiáveis.

Ou você pode iniciar a sua introdução com uma pergunta:

Você quer encontrar os melhores tacos sênior para golfistas experientes? Essa página não apenas vai te falar sobre os tacos sênior, como também irá te mostrar como usá-los para melhorar seu jogo de golfe, e te dar dicas práticas de como conseguir um grande desconto na sua compra.

Você viu como eu coloquei a palavra-chave no primeiro parágrafo sem fazer parecer como spam?

Como eu já disse antes, mire uma determinada palavra-chave de uma forma natural – não tente fazer com que pareça natural.

Passo #5: Ir em Busca das suas Palavras-Chave com Excelentes Conteúdos

Embora eu tenha falado um pouco sobre a colocação de palavras-chave, nesta parte, vamos tratar com mais atenção sobre as palavras-chave que você pesquisou.

Infelizmente, muitas pessoas não entenderam a essência da pesquisa de palavras-chave e posicionamento. Mesmo antes do Google ter lançado sua primeira atualização do Google Panda em fevereiro de 2011, os melhores profissionais de marketing de busca sabiam que conteúdos de qualidade, valiosos e úteis devem ser direcionados a um determinado grupo de pessoas.

Otimize para palavras-chave informativas e melhore o seu ranking de busca escrevendo conteúdo criativo e detalhado. Isso vai ajudar a atrair fãs vorazes, ter seu conteúdo compartilhado em plataformas de mídia social e conseguir links relevantes e com alto PR (Page Rank) naturalmente.

Se você quiser escrever conteúdo criativo e detalhado, siga o guia abaixo:

Use artigos baseados em dados: Uma abordagem orientada por dados pode aumentar o seu tráfego, diz o ConversionXLFaça backup de fatos com dados precisos para que as pessoas vejam o seu conteúdo como uma autoridade. Esse post sobre como criar e promover um infográfico é um exemplo de conteúdo orientado por dados.

Outros exemplos de conteúdo orientado por dados incluem:

A Ciência Simples de Fazer Mais Coisas (com Menos Tempo)
5 Coisas Que Você Está Medindo Incorretamente com Digital Analytics e o Que Fazer Sobre Isso
7 Estratégias Comprovadas Para Aumentar o Tráfego de Seu Blog Até 206%

Os recursos a seguir te ajudarão a fazer backup de conteúdo com dados precisos:

Hubspot Estatísticas de Marketing Que Você Precisa Saber
A Economia Freelance em Números
Mais de 100 Estatísticas de Marketing de Conteúdo B2B para 2014
20 Fatos e Estatísticas sobre Mídia Social
Estatísticas: Calendário de Lançamento

Técnicas para tentar incluir experimentos e escrever estudos de caso para o seu público, ou expandir o que outros tenham feito. Você pode até mesmo direcionar o conteúdo a um nicho específico. Por exemplo, se um bloguer faz experimentos com marketing de nicho, dê um passo adiante e tente fazer marketing de nicho com um domínio mais antigo, e em seguida o escreva.

Use histórias: As histórias podem cativar o seu público, gerar emoções e melhorar sua taxa de conversão.

História da China de Alibabá, que é centrada em sua paixão pela negociação, os ajudou a criar uma empresa de e-comerce de vários bilhões de dólares.

Veja como contar uma história cativa seu público…

Comece com algo único: A Harvard Business School recomenda que você comece com uma mensagem única que ressoa com seu público. Idealmente, isso deve se conectar às dúvidas do seu público.

Coloque suas próprias experiências: Uma boa história é assim chamada por uma boa razão. Use suas próprias experiências (boas ou más) como parte da mensagem. Fingimento não é permitido!

Jon Morrow usou essa técnica para acrescentar ao seu blog 1.740 fiéis assinantes em apenas sete dias. Aqui está o post que o ajudou a se conectar com seu público: Como largar seu trabalho, Mudar Para o Paraíso e Ganhar Dinheiro Para Mudar o Mundo.

Adicione um call to action (CTA): Toda história deve ter um fim. Depois de capturar a atenção dos seus leitores, eles esperam que você os conduza a uma solução. Afinal, sua história deve resolver um problema, não aumentá-lo.

Use um link ou botão call to action para levar as pessoas ao seu funil, e então convertê-las. O Matchoffice aumentou a sua taxa de conversão em 14,79%, alterando o texto do seu CTA.

Escreva títulos compartilháveis: o Google fez uma série de mudanças para pesquisa de rankings, mas uma continua a ter um elemento crucial: o título.

Se você escreve um título compartilhável para o seu post, nada poderá impedí-lo de ser clicado, lido e compartilhado por verdadeiros fãs.

Peep Laja of ConversionXL aumentou sua taxa de conversão alterando a palavra “hoje” para “agora” em um título. E isso ajudou a aumentar as vendas em 332%.

Títulos realmente ganham cliques. Mesmo que a sua página esteja classificada como a número #1 no Google, isso não significa que você vai ter o maior número de cliques. Vamos procurar pelo termo “como terceirizar”. Note que o título mais clicável está na posição 2.

O exemplo perfeito de um site que usa títulos compartilháveis para aumentar a taxa de conversão é o Upworthy. Eu usei o Buzzsumo para analisar as manchetes do Upworthy. Veja o incrível número de compartilhamentos que o primeiro artigo já acumulou.

Se eu quisesse criar um título melhor para o meu próprio conteúdo, eu faria assim:

Adicionar números: O post do Upworthy foi compartilhado mais de 1,6 milhões de vezes no Facebook porque tem um número definido. Se o título era “Os Americanos Estão Completamente Errados Sobre Este Fato Incrível”, tenho certeza que o número total de compartilhamentos nas mídias sociais seria menor.

Aqui estão mais alguns exemplos. Quando eu escrevi este post, estes títulos foram classificados no top 10 do Google para suas respectivas palavras-chave, mas uma simples mudança resultou em uma taxa de cliques superior.

Título original:

Noções Básicas de SEO Para Otimizar Seu Site

Vamos adicionar alguns números:

  • 6 Dicas Básicas de SEO Para Otimizar Seu Site
  • 12 Fatos Básicos de SEO Que Você Precisa Para Otimizar Seu Site

Título original:

  • Dicas de Redação Freelance Para Mães Donas-de-Casa
  • Trabalhos de Escrita Freelance Para Ganhar Dinheiro

Vamos adicionar alguns números

  • 5 Dicas de Escrita Freelance Para Ajudar Mães Donas-de-casa a Fazer Dinheiro
  • 10 Trabalhos de Escrita Freelance que Podem te Ajudar a Fazer Dinheiro

Provoque Curiosidade: A curiosidade fará com que as pessoas a cliquem no título, mas faça-o com cuidado e certifique-se de cumprir a promessa do seu título.

Por exemplo, se o seu título é:

Top 7 Segredos de Body Building Que Você Não Sabia

Em seguida, certifique-se de revelar os ‘7’ segredos e, idealmente, o que você precisa revelar deve ser novo ou único. Aqui estão alguns exemplos de manchetes compartilháveis que provocam curiosidade:

Uma vez que você tem ótimo conteúdo que inclui palavras-chave informativas ou comerciais e conta uma história que agrada a seu público-alvo, é hora de construir os links da maneira certa para melhorar o ranking no Google.

Passo #6: Construir Links da Maneira Certa

Mais cedo, te mostrei como analisar links para o seu site usando o Open Link Profiler. Aqui está outra análise que eu fiz para o site da Businessweek.

Note que ela mostra uma gama de diferentes tipos de texto âncora para os inbound links. Isso é exatamente o que você precisa para construir os links da maneira certa. Aqui estão algumas das maneiras de fazer isso e os tipos de links que você precisa.

Criando links com Texto âncora (links no texto): links de texto âncora são links simples que aparecem dentro do conteúdo. Veja um exemplo abaixo…

Descobri que quando você coloca links de texto âncora “acima da dobra”, pode aumentar as taxas de conversão.

A estratégia de linkar o texto âncora é usada principalmente quando você está procurando posicionar para uma determinada palavra-chave. Você pode usar a palavra-chave alvo como texto âncora, mas para estar seguro e evitar penalidades, misture-a com palavras-chave genéricas.

Por exemplo, se sua palavra-chave principal é avaliações de câmeras digitais, ao construir links em outro site, faça links naturalmente como este: encontrar as melhores avaliações de câmeras digitais, marcas famosas de câmeras digitais, etc.

Links de imagem: Você também pode usar imagens para construir os links quando você escreve mensagens ou guest posts. Veja como você fazer isso no WordPress. Quando você estiver pronto para adicionar uma imagem a um post, escreva a palavra-chave que você gostaria de usar como seu texto âncora na caixa “Alt Text”. Imagens são indexadas pelo Google e isso significa que você vai ter um link para seu site.

Links Editoriais: Se você seguir este guia de SEO, provavelmente será capaz de criar conteúdo útil e compartilhável, que vai naturalmente resultar em inbound links valiosos. Um bom exemplo é o post 200 fatores de classificação que Brian Dean escreveu que já foi citado várias vezes.

Para o Google, o que as outras pessoas dizem sobre você é muito mais importante e relevante do que o que você diz sobre si mesmo.

Ao longo dos anos, eu criei milhares de posts ricos, orientados por dados e úteis. Se você procurar por qualquer coisa relacionada ao marketing de conteúdo, o Quick Sprout aparece, o que significa que eu recebo um monte de links editoriais.

O Copyblogger faz links com posts úteis e relevantes que contribuem para o compromisso que eles têm com o seu público.

Eu acredito fortemente que os proprietários de sites não fazem nada para obter os links editoriais. Eles simplesmente ganham os links por causa da utilidade de seu conteúdo. Se você quer ganhar links que irão melhorar a classificação de suas páginas, concentre-se na criação de conteúdo excepcional.

Escalar a criação de links: a diversidade de links é a melhor forma de gerar links amigáveis ao Google e melhorar seu ranking, enquanto você se mantém longe das penalidades. Este tutorial completo do Chris Liversidge irá mostrar como a escalar sua criação de links.

Técnicas antigas, como o envio de diretórios, fóruns de marketing, wiki sites e mesmo escrever em blog como convidado (guest blogging) e comunicados de imprensa não funcionam tão bem como no passado. Para obter um inbound link profile diversificado, escreva conteúdo que vai ganhar links de importantes sites locais, regionais e internacionais para o seu próprio. Isso lhe dará um link profile natural que irá aguentar qualquer teste do Google.

Conclusão

O segredo para melhorar seu ranking do Google é entender o seu mercado (público-alvo), pesquisar e identificar as palavras-chave long-tail que eles estão procurando e, em seguida, crie conteúdo útil, interessante, profundo e inspirador que satisfará as necessidades do seu público. Em seguida, divulgue esse conteúdo de forma maciça. Faça isso de forma consistente para obter melhores resultados.

Contanto que você compreenda a “intenção” de seu público através de pesquisa de mercado, você vai dominar os motores de busca e seu conteúdo vai ficar bem classificado sem penalidades.

Então, como seu site se saiu na mais recente atualização do Google? Você viu qualquer mudança nos rankings, tráfego e conversões?

 

Se você gostou dessa matéria ou se interessou por alguns de nossos serviços, preencha os campos abaixo que nós entraremos em contato com você.

 

Tags: Seo, posicionamento,

VEJA OUTRAS POSTAGENS
Seo, posicionamento,
Central de Atendimento

(24) 98832-6721

Redes Sociais

 
Proporcionar aos nossos clientes a tranquilidade e a segurança através da prestação de serviços com qualidade, ética, eficiência, gentileza e atendimento diferenciado é o nosso maior diferencial.