#BLOGDAINTUIÇÃO

A importância da Engenharia para a sociedade e para o Brasil

 

A Engenharia é sinônimo de desenvolvimento. Mesmo sempre estando presente em diversos setores, a sua valorização e o crescimento de profissionais na área vêm aumentando nos últimos anos. 

Nos países emergentes, como o Brasil, a Engenharia se mostra indispensável para a ampliação da infraestrutura, para a melhoria na qualidade de serviços prestados à sociedade e para a resolução de problemas de caráter econômico e social. 


engenheiro civil é um profissional importante quando o assunto é infraestrutura. Sendo ele o principal tipo de profissional habilitado para lidar com projetos e construções de edifícios, túneis, metrôs, portos, barragens, estádios, aeroportos e até mesmo propor novas soluções tecnológicas para o melhor bem-estar da sociedade. Cabe ao engenheiro a escolha de terrenos, condições, materiais e profissionais adequados a um empreendimento, sempre buscando otimizar custos e causar os mínimos impactos ambientas, assim como o melhor custo/benefício. 

A importância do Engenheiro da Computação esta no fato de que, devido à constante modernização e ao avanço da tecnologia no mundo, dificilmente se encontra alguma empresa ou indústria que não faça uso de sistemas informatizados, dispositivos digitais e eletrônicos que facilitem o andamento de suas atividades. 

Com isso se espera que este profissional saiba atuar e promover o avanço tecnológico desenvolvendo novas ferramentas visando facilitar cada vez mais o rendimento organizacional. Para isto estará sempre projetando e construindo computadores, assim como sistemas que integram hardware e software facilitando também o trabalho profissional de outras áreas. 

Alguns dos princípios norteadores do Engenheiro de Produção são: garantir a qualidade de vida da população, defender o ecossistema e desenvolvendo produtos que atendam às necessidades da população. Assim como: ser inovador, criativo, para descobrir formas para fabricação de produtos que ainda não existam no mercado, ter um amplo conhecimento em administração de empresas e recursos humanos para aumentar a capacidade e qualidade de produção. 

Por meio de conhecimentos diversos como administração, economia e engenharia, esses profissionais aperfeiçoam técnicas e táticas de produção assim como organizam atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma empresa. O Engenheiro de Produção deve ter conhecimentos diversificados para, por exemplo, saber decretar a melhor estratégia para obtenção de mão de obra, equipamentos e matéria prima, reduzir os custos e aumentar a produtividade da organização. 

Com o avanço tecnológico e a grande demanda reprimida de novos sistemas automatizados, foi desenvolvida aEngenharia Mecatrônica com a finalidade de criar processos mais homogêneos, aumentar a segurança do patrimônio e dos funcionários, diminuir postos de trabalho visando uma diminuição do custo fixo, além de poder reduzir o quadro geral de engenheiros específicos de cada área substituindo-os por um engenheiro mecatrônico. 

Apesar de teoricamente o engenheiro mecatrônico estar apto a substituir os engenheiros mecânicos, elétricos e de computação, para encontrar um profissional recém-formado que seja apto a exercer a função que antes correspondia a três diferentes cargos não é fácil, pois a graduação faz parte apenas da primeira etapa da formação de um engenheiro com este perfil. 

Por estar intimamente ligada a tecnologia, a Engenharia Elétrica é de suma importância para o mundo moderno, onde é responsável desde o mais simples circuito eletrônico encontrado nas mais variadas tecnologias até os campos de geração, transmissão e distribuição de energia. 

Essa grande abrangência que faz dela a base de tudo que envolve eletricidade, sabendo que essa mesma eletricidade é ferramenta indispensável para a sociedade do século XXI como um todo, já que essa é parte fundamental para a vivência em um mundo cada vez mais dinâmico, conectado e interativo. 

 

Se você gostou dessa matéria ou se interessou por alguns de nossos serviços, preencha os campos abaixo que nós entraremos em contato com você.

 

Tags: Engenharia, engenharia civil

VEJA OUTRAS POSTAGENS
Engenharia, engenharia civil
Central de Atendimento

(24) 98832-6721

Redes Sociais

 
Proporcionar aos nossos clientes a tranquilidade e a segurança através da prestação de serviços com qualidade, ética, eficiência, gentileza e atendimento diferenciado é o nosso maior diferencial.