#BLOGDAINTUIÇÃO

Corrija estes erros em seu site e comece a ter resultados positivos

 

1 - Conteúdo importante em janelas pop-up

Hoje em dia, mesmo os usuários menos experientes já têm bloqueadores de pop-up ativados nos navegadores. Isso acontece porque tais programas, de maneira geral, contam com esse recurso ativado por padrão. Por isso, se o conteúdo for realmente importante, não tente inventar moda: coloque-o numa página normal e garanta que ele será visto por todos os visitantes.

 

2 - Animações de abertura

Quando o usuário acessa um site, ele procura informação. Para ele, pouco importa se você aprendeu técnicas super legais no seu curso de Flash, ele quer acessar o site sem esperar. Por isso, evite as chamadas splash screens, isto é, aquelas animações de abertura do site, a todo custo. Mas se você não tiver mesmo outra saída - ou quando seu cliente insistir muito e não abrir mão desse recurso - não esqueça de colocar um link de "pular animação" (que funcione!).

 

3 - Música no site

Em alguns sites, especialmente naqueles voltados para o público mais jovem, a música é uma ferramenta interessante. Porém, se não for implementado com critério, esse recurso pode, na verdade, criar uma má impressão no usuário. Imagine se ele estiver escutando música em seu computador? Ou se a caixa de som estiver ligada com o volume muito alto? E se ele estiver consultando aquela página em seu ambiente de trabalho? Aqui vale novamente a dica: se não tiver outro jeito e a música for necessária, não esqueça de incluir os controles de volume, pause e stop.

 

4 - Site sem contato

Seu site não deve ser uma ilha isolada do resto da humanidade. Se você tem o que dizer na internet, deve dar às pessoas a chance de contatá-lo para criticar, elogiar ou acrescentar algo às suas ideias. Coloque um formulário e/ou um endereço de e-mail para o usuário entrar em contato. Já publiquei aqui no InfoWester uma coluna falando sobre como disponibilizar seu e-mail de forma eficiente no site.

 

5 - Desabilitar o teclado

Se você não quer que seu conteúdo corra o risco de ser roubado, não publique-o na internet. Utilizar códigos em JavaScript que bloqueiam o teclado ou o clique do mouse não impede a ação de usuários mal intencionados e ainda atrapalha a navegação do visitante comum, que nada tem a ver com as suas preocupações.

 

6 - Imagens mal tratadas

Antes de publicar imagens e fotos, trate-as em um editor de imagens de maneira apropriada. Se for publicar uma galeria de fotos, por exemplo, gere os arquivos das miniaturas no tamanho adequado. Não exiba imagens com tamanho diferente do original, ou seja, se a sua imagem tem 100x100 pixels, por exemplo, e você quer exibí-la com 50 pixels de largura, gere um novo arquivo com as dimensões corretas. Imagens "estouradas" deixam a página feia e são mais demoradas para carregar, pois o navegador precisa processar o novo tamanho. Imagens com alta resolução também deixam a página pesada para carregar, o que pode fazer seu visitante desistir e ir para outro site.

 

7- Site que não funciona em qualquer navegador

Outro assunto que já tem sido tratado aqui desde a minha primeira coluna. É você que precisa se adequar ao computador do usuário, e não o contrário. Quem utiliza outros navegadores que não o Internet Explorer sabe bem como é frustrante acessar um site e não conseguir visualizar seu conteúdo ou todos os seus recursos porque foram projetados só para um navegador. Poucas pessoas têm a paciência de abrir outro browser para continuar navegando no site, ou pior ainda: muitos nem têm outro navegador instalado.

 

8 - Não testar seus links

Você já clicou em um link que levou a uma página de erro? Já preencheu um formulário e ficou sem saber se ele foi enviado ou não? Chato isso... Não deixe que seu usuário tenha o mesmo problema: teste todas as suas páginas, especialmente depois de publicar o site no servidor. Leia mais no seguinte artigo sobre Desenvolvimento de sites.

 

9 - Erros de português

De novo, mais um item que eu venho citando desde o começo, mas não custa repetir: se você quer que seu site seja levado a sério, disponibilize seu conteúdo em português correto, sem erros de gramática ou digitação. É claro que um erro ou outro pode escapar, afinal, errar é humano, mas faça o possível para evitá-los.

Erro de português em site

 

10 - Disponibilizar conteúdo que depende de plugins

Hoje em dia, a grande maioria dos usuários possui todos os plugins mais comuns instalados em seus computadores. Porém, não deixe que seu conteúdo dependa exclusivamente desses recursos. O visitante pode estar em um computador mais antigo, ou ainda em uma máquina onde não pode instalar nenhum plugin (da empresa em que trabalha, por exemplo), e assim o acesso ao seu conteúdo fica comprometido. Sempre que possível, ofereça uma versão em HTML "normal" da sua página.

 

11 - Falta de atualização

Não deixe que seu visitante se sinta em uma cidade fantasma do velho-oeste. Se você publica notícias no site, mantenha a atualização constante. Se o seu conteúdo é sempre o mesmo e não tem muito o que atualizar, dê sempre uma modificada nos detalhes do layout, adicione fotos novas, enfim, deixe seu site movimentado.

Site desatualizado

 

12 - Falta de cuidado com a tag

 

Se você gostou dessa matéria ou se interessou por alguns de nossos serviços, preencha os campos abaixo que nós entraremos em contato com você.

 

Tags: criação de sites,criação site,criação sites,site em criação,criacao de web sites

VEJA OUTRAS POSTAGENS
criação de sites,criação site,criação sites,site em criação,criacao de web sites
Central de Atendimento

(24) 98832-6721

Redes Sociais

 
Proporcionar aos nossos clientes a tranquilidade e a segurança através da prestação de serviços com qualidade, ética, eficiência, gentileza e atendimento diferenciado é o nosso maior diferencial.