#BLOGDAINTUIÇÃO

12 boas dicas de Marketing e Vendas para bares e restaurantes

 

Acertar nas ações de marketing e vendas para bares e restaurantes faz toda a diferença para os resultados alcançados. O setor da alimentação precisa estar constantemente gerando interações com o público para ser lembrado e incentivar as compras.

Para as empresas que trabalham no setor da alimentação, é imprescindível coordenar as ações de planejamento com uma boa gestão financeira. Mas somente uma gestão sólida não garante os resultados de vendas esperados. É nesse momento que as ações de marketing e vendas precisam aparecer.

O mercado de bares, lanchonetes e restaurantes é muito concorrido. Existem diversas empresas que já atuam há muitos anos e possuem um público fiel, mas também existem novas empresas surgindo todos os dias. Considerando esse contexto, é muito importante conseguir se destacar para chamar a atenção do público.

Mas quais são as ações de marketing e vendas para bares e restaurantes que você pode adotar para alcançar sucesso no mercado? Confira ótimas ideias a seguir.

Ideias de marketing e vendas para bares e restaurantes

fotos comidas restaurante

Colocar em prática ações de marketing e vendas para bares e restaurantes pode ser mais simples do que você imagina. Estamos falando sobre a venda de comidas e bebidas, que já possuem, por si só, um grande apelo visual – conseguindo despertar o interesse de um grande número de pessoas. Porém, para alcançar resultados realmente satisfatórios, é importante abusar da criatividade e explorar diversas ações diferentes.

Para ajudá-lo a se aproximar do público consumidor, preparamos 12 dicas de marketing e vendas para bares e restaurantes:

1. Use fotos de comidas e do ambiente

Você já estava navegando pela internet e se deparou com uma foto de comida que lhe deixou com água na boca? O marketing para bares e restaurantes se beneficia muito das fotos. Com uma simples foto de uma refeição você pode conquistar dezenas de novos clientes para o seu negócio.

Entretanto, é preciso reconhecer que as fotos de alta qualidade podem impulsionar suas vendas, enquanto fotos de baixa qualidade podem fazer você parecer um amador e até mesmo afastar as pessoas da visita à sua empresa.

Para transmitir todo o apelo de suas comidas e do ambiente do seu negócio, você pode seguir algumas dessas dicas:

  • A melhor iluminação dentro do seu restaurante é provavelmente perto de uma janela. Portanto, posicione suas bebidas ou comidas perto de uma janela para obter iluminação suave e de alta qualidade.
  • Fotografe suas comidas em diferentes posições. Envolva as pessoas. As comidas por si só podem ficar entediantes, mas variar as composições de pratos e ângulos das fotos pode fazer com que os clientes consigam se imaginar entrando no seu restaurante para fazer uma refeição.
  • Garanta que suas fotos realmente representem suas comidas e bebidas. Imagine a decepção quando um cliente pede uma bebida e não se parece em nada com as fotos postadas no Instagram. Apesar da importância de imagens atrativas, você não pode iludir o seu público.

2. Crie eventos temáticos

Por melhores que sejam suas comidas e bebidas, é preciso reconhecer que os consumidores gostam de novidades. Uma ótima forma de acertar nas ações de marketing e vendas para bares e restaurantes é pensar constantemente em eventos temáticos para atrair o público – incluindo novos clientes e velhos conhecidos.

Isso pode ser colocado em prática de várias formas diferentes. Você pode aproveitar as principais datas comemorativas do ano, acompanhar os assuntos populares entre o público, ou então criar as suas próprias celebrações – como uma noite italiana que pode acontecer uma vez a cada dois meses, por exemplo.

3. Crie parcerias com outros negócios

As parcerias com outras empresas podem render um acréscimo nos seus resultados de vendas. O intuito dessa estratégia é levar os encontros profissionais para o seu estabelecimento. Assim, sempre que acontecer um jantar de negócios ou uma celebração da empresa parceira, você recebe um bom número de clientes.

4. Parcerias com empresas de transporte

Principalmente para os bares que reúnem um grande público que consome bebidas alcoólicas, uma parceria com táxis, Uber ou outras empresas de transporte pode se transformar em um diferencial. Um simples cupom promocional para os clientes pode pesar na decisão entre o seu estabelecimento e outro concorrente.

5. Incentive o Happy Hour

O Happy Hour é um momento especial no marketing para bares e restaurantes. Trata-se de um alto pico de consumo entre grandes grupos de pessoas que chegam ao seu estabelecimento prontos para relaxar depois de um dia de trabalho.

Para garantir bons resultados com o Happy Hour, é importante que o seu bar ou restaurante seja visto como um ponto de encontro para as pessoas da região. Uma ótima forma de fazer isso é através de campanhas ou promoções que incentivam o Happy Hour no seu estabelecimento – como a rodada dupla de chopp nas primeiras horas, por exemplo.

6. Promoções

prato restaurante

As promoções funcionam em qualquer modelo de negócio, e com bares e restaurantes não é diferente. Crie o hábito de pensar constantemente em promoções para movimentar as suas páginas nas redes sociais e manter o interesse do público. Além disso, você pode estabelecer um combo promocional para cada dia da semana para que os seus clientes já saibam o que esperar.

7. Programa de fidelidade

Você já almoçou em um daqueles restaurantes que oferecem um almoço grátis depois de preenchida uma cartela com 10 refeições? Esse é um exemplo clássico de programa de fidelidade que tem o objetivo de atrair um cliente que já foi até o estabelecimento para uma nova compra. Essas ações podem ser bastante efetivas para manter um público regular no seu bar ou restaurante.

8. Mantenha um site e blog atualizados

A presença digital da empresa conta muitos pontos quando o assunto é marketing e vendas para bares e restaurantes. Manter um site e blog atualizados facilita que você seja encontrado na internet e cria uma percepção positiva nas pessoas que acharem o seu negócio na web.

9. Envie newsletters

A newsletter é um tipo de e-mail informativo com recorrência de disparos. Você pode explorar esse canal de comunicação para falar sobre o lançamento de novos pratos, divulgar um evento temático, enviar as ofertas da semana, entre outras informações. Trata-se de um poderoso recurso para aproximar a sua empresa do público.

10. Google Meu Negócio

Quando você pesquisa por bares e restaurantes no Google, diversos resultados aparecem em destaque e são mostrados no Google Maps, certo? A sua empresa também pode fazer parte desses resultados. Para isso, basta fazer um cadastro no Google Meu Negócio, que é uma ferramenta gratuita que possibilita que empresas gerenciem suas presenças online no Google.

11. Explore o delivery

É cada vez maior o número de consumidores que optam por encomendar suas refeições em vez de sair de casa para ir até um restaurante. Portanto, as ações de marketing e vendas para bares e restaurantes também podem explorar o delivery. Uma promoção de entrega grátis em pedidos acima de R$ 50,00 é um ótimo exemplo de ação que pode gerar mais vendas.

12. Tratamento ‘diferenciado’ com clientes VIP

Um cliente que está sempre no seu bar ou restaurante merece um tratamento especial, não é? Você pode conceder um desconto especial em algumas ocasiões ou então personalizar os pratos favoritos desses clientes para que eles se sintam especiais. Isso faz toda a diferença para que eles continuem voltando ao seu estabelecimento.

 

Se você gostou dessa matéria ou se interessou por alguns de nossos serviços, preencha os campos abaixo que nós entraremos em contato com você.

 

Tags: dicas de Marketing e Vendas, dicas para bares e restaurantes

VEJA OUTRAS POSTAGENS
dicas de Marketing e Vendas, dicas para bares e restaurantes
Central de Atendimento

(24) 98832-6721

Redes Sociais

 
Proporcionar aos nossos clientes a tranquilidade e a segurança através da prestação de serviços com qualidade, ética, eficiência, gentileza e atendimento diferenciado é o nosso maior diferencial.